História

Castanhal Esporte Clube

Castanhal Esporte Clube é uma agremiação esportiva de Castanhal, no estado do Pará, Brasil. Suas cores são amarelo e preto, e é um dos times mais antigos do estado do Pará, tendo sido fundado em 7 de setembro de 1924.

Um grupo de abnegados desportistas que praticavam seu futebol, em 07 de Setembro de 1924, resolveram fundar um time e passou a chamar-se Castanhal Esporte Clube.

José Lopes Guimarães

José Lopes Guimarães

Conta Jose Lopes Guimarães, que um grupo de abnegados desportistas que praticavam seu futebol bem parecido com o de pelada de hoje, lá no campo que existia na área de propriedade São Francisco das Chagas, cujo time era chamado de Paissandu Castanhalense por possuir as mesmas cores do time da capital, resolveu fundar um novo time que passou a chamar-se Castanhal Esporte Clube, com as cores preta e amarela que pendura ate hoje. Tal acontecimento se deu em 07 de Setembro de 1924. Sendo seus fundadores e respectivos craques pioneiros foram: Joca Vicente, Orvácio Bastos, Lauro Cardoso, Ubirajara Marques, Dadá Pismel, Quincas Nascimento, Pedro Ribeiro, Mundicão, Pacamon, Casimiro e Outros. Ainda sem campo próprio, o Castanhal passou a usar o do São Francisco, onde recebia os adversários das localidades vizinhas.

Por volta de 1937 o Castanhal passou para campo do Riachuelo, cujo time não chegou a ir avante e que se localizava mais ou menos entre o hoje Ibirapuera e Estrela e, como tal, foi aproveitado o campo do Progresso, localizado onde se encontra o Conjunto BNH. Esse campo perdurou até quando o prefeito da época resolveu desapropriá-lo, para que o conjunto fosse construído. Depois de tanta peregrinação, o Castanhal conseguiu finalmente se fixar no seu campo próprio, parte da área pertencente ao Sr. Francisco Florêncio de Oliveira, que se localizava exatamente onde se encontra a feira coberta da Ceasa.

O Sr Francisco Florêncio, que também muito contribuiu para a construção deste município, querendo certamente ver a engrandecimento do nosso esporte, gentilmente cedeu o citado terreno para o clube. Com o decorrer dos anos, o campo passou a denominar-se de Estádio “Péricles Guedes de Oliveira”, homenagem a esse grande homem público que prestou relevantes serviços ao estado, como secretário de interior e justiça, Deputado e bom desportista qual nutria grande paixão pelo Castanhal Esporte Clube.

Na realidade, os anos 80 foram decisivos para o clube, que teve que ceder à corrida desenvolvimentista, aceitando à alegação de que a feira coberta da CEASA, era o mais ideal para embelezar aquela área que o clube custou para adquiri-la. Conta Guimarães mesmo escorraçado dos seus domínios, só teve a lucrar graças a inteligência por parte dos dirigentes da época presidente Sr. Inácio Moraes (Jabaquara), vice-presidente Sr. Jose Reinaldo Pismel, Secretario Jose Guimarães, investiram de forma acertada devolvendo ou proporcionam ao clube, um patrimônio hoje valiosíssimo concluiu historiador Jose Lopes Guimarães.

Atual

Diretoria

Helinho Júnior

Presidente

Eduardo Lima

Diretor de Futebol
Ninho do Japiim

CT do Castanhal

Hoje Castanhal Esporte Clube possui Centro de Treinamento “José Reinaldo Espinheiro Pismel”, localizado Avenida Maximino Porpino da Silva nº 5560 km 02 da PA-136 Rodovia Castanhal-Terra Alta em Castanhal-Pará, inaugurado em 1995 é uma entidade de prática desportiva, pessoa jurídica, de direito privado, patrimônio próprio. CT tem 143.000 metros quadrados, com 220 metros de frente por 650 de fundos, 04 campos de futebol para treinamento, diretoria, secretaria, vestiários, alojamento para atletas, copa, cozinha e refeitório toda uma instrutora para bem atender seus atletas; Profissional e as categorias de base.

Inscreva-se

Cadastre seu e-mail e receba o resumo das informações do Japiim da Estrada